sábado, 12 de junho de 2010

Dia dos Namorados...



Hoje é o esperado por alguns, e indiferente para outros: DIA DOS NAMORADOS...
Essa semana, voltava pra casa, quando vi essa propaganda do Shopping Del Rey na traseira de um ônibus no centro de Belo Hortizonte...
Inevitavelmente começei a pensar naquela foto.
Um casal com a camisa do Brasil (muito bem uniformizado para assistir a um jogo do Brasil na Copa do Mundo...) Ele com a expressão de estar comemorando algo. E ela, abraçando o seu pescoço e lhe dando um beijo no rosto.
Foi uma ótima ideia unir futebol e dia dos namorados, até porque é mesmo o que aconteceu esse ano.
O que me incomodou, foi a posição em que a mulher aparece nessa propaganda. Dá a entender que essa união é boa apenas para o homem, até porque, só ele gosta de futebol mesmo, não é?!? Nem o rosto todo da modelo conseguimos ver direito.
Que bom PARA ELE que futebol e paixão se uniram esse ano...
Essa não é uma crítica ao Shopping em questão, é um ótimo shopping, e o frequento sempre que possivel. A questão é que essa propaganda, como muitas outras demonstram o lugar secundário que a mulher ocupa em nossa sociedade. Essa propaganda apenas retrata algo que está aí. E, é claro... repete e consolida essa ideia, mesmo sem as pessoas perceberem conscientemente. As discussões sobre propagandas, cerveja e futebol é longa e antiga... Historicamente colocam a mulher como mais um objeto de consumo do homem...
Particularmente, acho que essa foto seria muito mais bonita se colocasse um casal comemorando juntos, sem nenhuma referência à hierarquização entre um e outro. Que os dois estivessem na mesma posição de namorados, amantes e torcedores...

3 comentários:

  1. A foto ficaria bem mais bonita como vc sugeriu ai mesmo, mas essa posição secundária que a mulher exerce já está embutida, de alguma forma... as vezes até o contentamento dela parece passar primeiro pelo contentamento do seu namorado, no sentido de que se ele está feliz pelo sucesso do time que torce, então ela acaba ficando feliz, mais por ele, do que pela sua paixão pelo time. Pelo menos eu tenho notado mais mulheres interessando-se por futebol, nos ultimos tempos. Isso é positivo, até pelo fato do futebol ser o esporte mais preconceituoso que eu conheço, vide todas as zoações que se fazem à torcida adversária, incitando homossexualismo.

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  2. Continuei a observar a foto da propaganda... e percebi que até a luz da foto focaliza só o cara. Observem os braços dele. O que está do lado da namorada não tem luz, e o outro tem. O foco de luz foi só nele. Reparem no braço dela, também está na sombra...
    Só quero mostrar que essas coisas não são apenas coincidências. E que recebemos essas informações a todo tempo, sem nem perceber...

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  3. Nossa, que análise sensacional que vc fez!
    Pra mim, a foto ficaria mais bonita se mostrasse os dois meditando, rsrs...

    Minha sugestão:
    Critique o shopping, sim! Ele está contribuindo para a manutenção dessa imagem da mulher em lugar secundário! Critique não só esse shopping, mas todos os shoppings! Eles são os templos do capitalismo, o deus da desigualdade!

    Critique o futebol, também! Não passa de um plano muito bem elaborado para lavar quantias absurdas de dinheiro e manter a população distraída!

    Boicote os shoppings, boicote o futebol!

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