quarta-feira, 23 de junho de 2010

POR QUE O FEMINISMO????


Incomodo-me com as desigualdades desde que sou capaz de pensar no assunto. Convivo diariamente com o preconceito contra os deficientes (minha mãe é surda); em minha família, dizem que chego a ser chata contra o racismo; sempre tive uma quedinha pelo socialismo, apesar de não ter muita coragem de me assumir, por nunca ter me detido aprofundadamente em estudos sobre o assunto... Sempre considerei a religião, da forma que eu tive a oportunidade de conhecer, e quando levada ao extremo, uma forma de formatar e não considerar as diferenças individuais. Mas nenhum desses incômodos, nenhum desses pensamentos e discursos de igualdade me mobilizaram a ponto de me fazer agir efetivamente.

O feminismo fez isso comigo. O feminismo me fez sair da minha zona de conforto, me fez pesquisar, pensar, discutir, e decidir que mesmo com possíveis represálias, iria divulgar minha opinião e meus pensamentos. Além disso, venho procurando outras formas de atuação, contatando pessoas, pesquisadores, interessados na área. Pensando bem, o feminismo sempre fez isso comigo. Sempre discuti arduamente o assunto quando surgia em uma mesa de bar... Apenas não sabia, ainda, que isso era feminismo.
Por que o feminismo me mobilizou tanto? Um dia me fiz essa pergunta. E, acabei descobrindo a resposta. Foi o feminismo que fez isso comigo, pois é essa discriminação que sofro na pele. Apesar de morar com o preconceito contra deficientes, trabalhar com isso, conviver com o racismo (qualquer brasileiro convive com isso), o preconceito e discriminação que eu vivo é esse. É disso que sei falar “de carteirinha”, é isso que sofro “na pele”.

Não acho que só podemos falar do que somos. Pesquisas, leituras, conversas sérias nos munem de capacidade e nos legitimam a falar do outro, e da experiência do outro sim. Claro, que seguindo os preceitos de máxima neutralidade possível, e muita seriedade. Minha questão foi apenas: por que foi essa a desigualdade que me mobilizou e não qualquer outra...

Diante desses pensamentos, minha vida acabou mudando de rumo, e estou muito feliz com isso. É muito bom encontrar o que nos mobiliza, o sentimento de completude é sensacional. Apesar disso, são todos os tipos de desigualdade que me incomodam, e todos eles, em algum momento, serão discutidos aqui... Espero que gostem, divulguem, e comentem!!!

2 comentários:

  1. “Não sei exatamente o que é o feminismo. Sei que me chamam feminista toda a vez que tomo atitudes que me diferenciam de um capacho”
    Rebecca West

    (beijos querida!)

    ResponderExcluir
  2. Ola Chris!!

    Estou muito orgulhosa de voce, como toda essa movimentação que é interna, suas ideias bem esclarecidas, sua maneira de perceber o mundo.
    Quero comentar várias coisas, mas vou acabar deixando uma passar...
    É verdade que a todo momento somos bombardeados com informaçoes (muitas vezes imperceptiveis) sobre a questao da mulher inferiorizada. Por que o homem branco, forte, heterossexual e rico é superior a todas as outras pessoas que nao se "categorizam" como tal? por que a sociedade categoriza as pessoas, e hierarquiza essas categorias? o ser humano independe de caracteristicas sexuais, raciais e de opinioes....
    Eu fiquei bastante pensativa depois de ler seus posts.... e confesso que fiquei horrorizada com o que vc escreveu sobre o panico na tv... eu nunca assisti isso, mas pelo simples fato de nao me interessar. nunca soube bem o que se passava no programa (a unica coisa que me vinha a cabeça era sacanagem. Mas estou impressionada com o lugar que a mulher é colocada: de humilhação, e por essa humilhaçao ser tratada como objeto de piada. Nao tive coragem de assistir aos vídeos.
    Sobre a propaganda do del rey, quando vi atras de um onibus fiquei pensando em como as coisas sao tratadas para os homens: o que importa é o futebol e a mulher gatinha - ela, se "dando pra ele, carinho- e ele, mais ligado no futebol. isso me incomodou.~

    Estou muito contente com seu blog, e vejo que é uma boa maneira de difundir nossos pensamentos, que as vezes ficam retidos por falta de com quem falar....

    Vou vir sempre!! Parabénss..!!!!
    Beijos... Mari Psico Sebrae SomaisEU

    ResponderExcluir