sábado, 3 de julho de 2010

Larissa Riquelme na Copa do Mundo




Já na reta final, um acontecimento na Copa do Mundo de Futebol, me chamou atenção. É declarado que esse é um campeonato basicamente masculino, e como já discuti aqui no post sobre a propaganda, é amplamente difundido que atinge basicamente homens.

Sabendo disso, eis que surge Larissa Riquelme. Uma lindíssima modelo Paraguaia, torcendo pela sua seleção, assim como milhares de pessoas ao redor do mundo. Fotógrafos flagraram essa bela mulher em Assunção-Paraguai, com um generoso decote e o celular entre os seios. As fotos da modelo correram o mundo, ela deu inúmeras entrevistas, foi convidada para trabalhos fotográficos em vários países. E, seguindo o exemplo de Maradona (atual técnico e grande ídolo da Seleção Argentina, que declarou que andará nu pelas ruas de Buenos Aires se a seleção que treina for campeã), Larissa Riquelme disse a um jornal Argentino que se o Paraguai vencesse a Espanha no jogo dessa tarde, ela andaria de biquíni (ou nua... as informações se contradizem) nas ruas de Assunção, para mostrar ao mundo a beleza da mulher Paraguaia.

Hoje, o Paraguai saiu da competição, por ter sido derrotado pela Espanha por 1X0. Assisti apenas alguns trechos do jogo, na Globo. Os comentaristas responsáveis pela partida não economizaram comentários sobre a modelo. Recordo-me de alguns. Um que dizia sobre a tristeza que o bandeirinha sentiu ao anular um gol do Paraguai. Foi dito que o bandeirinha torcia pela vitória do Paraguai, pois também queria vê-la andando pelas ruas da capital Paraguaia de biquíni, e não queria fazer a tristeza de milhões de torcedores que ansiavam a vitória dessa seleção para que então, pudesse ver o desfile previamente divulgado. Com o fim do jogo, o programa “Central da Copa”, que vai ao ar entre outros horários, após os jogos, exibiu um vídeo com cenas da musa torcendo durante a partida. O apresentador tecia comentários como:
- “Muito precavidos que são muito espertos, nossos companheiros fizeram um clip de Larissa Riquelme.
- (...) Tô com o coração partido realmente, não consigo trabalhar hoje.
- (...) Atenção às reações no gol anulado, aquele que disseram que o bandeirinha chorou: ai... oh.... (som semelhante a um leão)...risos. – enquanto a câmera focalizava seu rosto suado, filmando bem de perto sua boca.
- (...) Aí, ela falou um palavrão. E um outro comentarista diz: ‘ela é desbocada, né? Ela é desbocadinha’.
- (...) Colocou a mão no lugar errado na hora de vibrar, ela tampou a visão de metade do estádio ali.”
(Link para a reportagem sobre Larissa Riquelme no site da Globo: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/com-patrocinio-no-seio-larissa-riquelme-torce-pelo-paraguai.html)



Essa bela mulher aproveitou que chamou a atenção dos fotógrafos, para se lançar na mídia internacional, sim, claro!!! Ela é modelo, é o sonho de sua vida ser comentada em todo o mundo. E para chamar a atenção do mundo para seu país, e sua seleção, que não é muito comentada por ter o melhor futebol ou as maiores chances de se tornar uma campeã.

OK. Não sou xiita, chata e mal-humorada. Ela quis, ela está se colocando dessa forma, ela está se mostrando, indo para assistir o jogo com essa roupa, colocando o celular entre os seios, e hoje, até a marca de um desodorante ela escreveu em um dos seios. Ela está aproveitando a popularidade pra se promover, e isso é no nosso mundo capitalista... aceitável.

Quero apenas refletir sobre os comentários dos apresentadores da globo. O foco saiu do futebol e foi para os seios avantajados da modelo. O futebol não está sendo suficientemente satisfatório?? Já estamos saturados de ouvir sobre impedimentos, falhas do juiz, regras, técnicos, faltas, jogadores machucados? Ou como a Seleção Canarinho saiu da disputa, não temos mais interesse nas transmissões... e, por isso, vamos voltar para nossa vida normal, como se nada estivesse acontecendo no mundo... Diante disso, a TV tem que fazer algo, não pode aceitar uma queda vertiginosa de audiência, e acaba apelando para qualquer coisa...

Achei exagerada a ênfase da transmissão da Globo nela, e achei de mal gosto os comentários que transcrevi aqui, e outros que ouvi.

Sim esse é um fato que deve ser comentado, e as fotos dela devem sim ser divulgadas. Apenas decidi escrever sobre um desconforto que senti ao ver que naquele jogo, o que interessava não era o futebol mais bonito ou o maior número de gols. E sim o show que ela daria mais tarde, diante de câmeras do mundo inteiro, diante de olhos atentos. Provavelmente, apenas os jogadores da seleção espanhola não iriam assistir ao espetáculo, que possivelmente seria assitido por mais telespectadores do que um jogo entre Sérvia e Gana. Mas que não acontecerá. Por mais que a mídia tente, no futebol, o que decide ainda é a diferença de gols, e não a qualidade das promessas, e a ênfase da mídia nelas...

Deixo aqui uma indicação. Comentários sobre uma matéria de mau-gosto, mais uma vez da Globo, sobre esse mesmo fato. Dessa vez, além de altamente machista, a matéria utiliza de inúmeras ironias e preconceitos, com o objetivo de dizer que a única coisa boa que tem no Paraguai são os seios da tão comentada Larissa Riquelme. Vale a pena ler!
http://somosandando.wordpress.com/2010/07/02/mau-jornalismo-da-globo-ja-e-destaque-internacional/

2 comentários:

  1. Nossa, que reportagem ridícula da SPORTV!

    Na minha opinião, as mulheres estavam mais avançadas que os homens por não se interessarem por uma coisa tão estúpida quanto o futebol. Fico desapontado em ver que elas estão se interessando mais agora! Não são elas quem deveriam passar a se interessar, mas sim os homens que deveriam PARAR de se interessar! É com muito orgulho que digo que não assisti a NENHUM jogo nessa copa do mundo, hehehe!

    Já dizia Noam Chomsky: “O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes”. E acrescento: isso inclui o uso da mulher e da sexualidade, conforme vc demonstrou em seu post.

    Boicote ao futebol, à globo e à banalização da sexualidade!

    ResponderExcluir